Um livro, uma árvore e um filho

 

Lançamento do meu livro, Vitrine de Sonhos, pela Editora Inverso, será no sábado, dia 27/11/2010, às 16 horas no Café Quintana que fica na Avenida Batel, 1440, em Curitiba. Entrada é franca. Conto com a presença de todos que passam por aqui acompanhar estas letras. Confirme presença pelo facebook clicando aqui.

 

 

“Lançar”, “meu” e “livro” em uma mesma construção de frase é algo novo. É como sonhar tempos com a mesma coisa e, de uma hora pra outra, acontecer. E pra quem diz que é preciso árvores, livros e filhos para uma vida completa, eu afirmo que uma obra é como se fosse um pequeno rebento. Trata-se do resultado de um período que você sentou em frente a um computador ou à sombra de uma árvore de jabuticaba plantada em gramado verde por você e seu vô. É o resultado de uma época de reflexão e sentimento ficcional que mistura fatos, coisas e estereótipos dos mais variados já vividos ou simplesmente imaginados.

E quem não gosta de imaginar realidades? Quem nunca imaginou em viver outra vida e se envolver com outros personagens. O escritor faz isso e ainda é capaz de pintar cenários de vida qual quadro com cheiro de pintura a óleo. No entanto, quando a frustração o atinge ou a insatisfação o alcança no meio do troço todo, o resultado pode ser ainda mais interessante: um reflexo léxico e sintático de desgostos com a vida. É a parte assustadora do texto e é também o pedaço capaz de dar vida ao que simplesmente um dia sonhamos.

Quem escreve tem que ter essa disposição, essa capacidade de encantar, plantar árvores, conceber filhos, filhotes e criaturas, agradar e, ao mesmo tempo ou logo em seguida na próxima página, causar um asco terrível. Escrever é para a obra e torná-la interessante é conseqüência do respeito que o escritor tem com o que deve ser colocado no papel. Todos criticam as autobiografias. Poucos valorizam as ficções. Alguns nem sabem do que gostam. Pois eu digo a todos que gosto de escrever sobre o que me motiva a viver, seja a verdade, a mentira, o sonho ou o tesão de acontecer.

Sobre Belão

Escritor, Professor e Publicitário. Não necessariamente nessa ordem. "Ele soava como um delírio de uma mente cansada da banalidade do segunda-à-sexta. Parecia daqueles que desfilam descuidados pelas ruas, sem se deixar afetar por nada ou ninguém. Com estilo próprio por excelência de consciência e com personalidade mais do que confusa pela falta de linearidade de todas suas idéias, pensamentos, ironias, citações e crises apocalípticas de descontentamento pelo mínimo que o existir exige."
Esse post foi publicado em amor, declarações, ficção, intensidade, livro, livro do Belão, Love, quintal, Vitrine de Sonhos, viver, words. Bookmark o link permanente.

18 respostas para Um livro, uma árvore e um filho

  1. João disse:

    Eu vou! Texto de muita qualidade o SEU.

  2. kellbonassoli disse:

    Parabens ^^
    Vou tentar comparecer tambem 🙂

  3. Belão disse:

    Obrigado pelas suas palavras, João.

    Kell, te espero lá mesmo! =)))

  4. denise disse:

    parabens

    muito sucesso nessa nova trajetória
    bjus

  5. Belão disse:

    Obrigado, Denise. espero vc lá =)

  6. Letéia Silva disse:

    É um acontecido inevitável – o talento…

  7. Pingback: Tweets that mention Um livro, uma árvore e um filho | O Fantástico Mundo de Felipe Belão Iubel -- Topsy.com

  8. Aline Presa disse:

    Oii Belão,

    É a primeira vez que acesso seu mundo virtual e achei mesmo fantástico … rs
    Parabéns pelo livro, fiquei curiosa para ler e sem dúvidas vou tentar estar presente no lançamento esse sábado.
    Tb aproveito para fazer um convite. Nós criamos a rede Plural, uma rede social direcionada a cultura. Entra lá, divulga teu livro, e aproveita pra dar uma força pra gente divulgar o espaço!

    Valeu, besos.

  9. Belão disse:

    Claro, Aline.
    Vocês foram alunos fantásticos. Tenho certeza que o projeto é sensacional.
    entrarei sim! qual o endereço???
    bjos

  10. Sérgio Matuda disse:

    Eu fui, eu vi, e ele venceu.
    Nunca antes havia visto o Belão tão nervoso, e ao mesmo tempo tão animado, me pareceu que ele estava tomado por aquela sensação de criança na véspera de natal, heheh. E eu também, pois queria ver o livro, O livro, pois havia tempo que ouvia falar deste lançamento, mas não fazia a menor idéia do que se tratava. Tá certo que só conheci o Belão como professor, e por um período curto de tempo (mais curto devido ao fato de ter me “atrasado” para o início das aulas, como de – péssimo – costume), mas ele de fato é uma dessas raras pessoas que marcam a vida de quem as conhece.

    Agora, com Vitrine de sonhos em mão, me sinto como uma criança com um doce caro e raro, ou como eu mesmo com um whisky importado, pois quero me acabar e me deliciar, mas ao mesmo tempo fico tomado pelo medo de acabar rápido demais.

    Fiquei tocado com o próprio prefácio deste livro, e ainda mais com o primeiro capítulo (familiaridade talvez?), mas desde já sinto que esse será um daqueles livros para se ler todas as horas. Do começo pro fim, do fim pro começo, do meio, de cabeça pra baixo. E eu não digo isso pelo fato de que fui aluno, afinal, hoje em dia não posso mais ganhar nota por bajulação, hahaha.

    Parabéns Belão, e até a próxima (ou próximo).

  11. Rafa Coradin disse:

    Fe,

    Estou muito orgulhosa de você. Estou feliz por ter um amigo tão brilhante!
    Quanto tempo vai demorar para vc publicar o próximo? Já to sofrendo pq o Vitrine de Sonhos tá no final.
    Vc bem sabe o quanto foi sofrido esperar pelos lançamentos da J. K. Rowling então trata de publicar os próximos passos do Tito logo!!!!!!!!!!!!
    Ainda bem q eu sei ler as suas entrelinhas hahahahahaha.

    Beijo,

    Rafa

  12. Belão disse:

    Obrigado pelo lindo comentário, Sérgio. Foi uma honra contar com vocês lá. O lançamento foi lindo e eu estava assim feito criança mesmo.
    Obrigado por todos os amigos e também especial para a Rafaela que desde sempre e muito acreditor.
    O prefácio sensacional é da Mercedes Gameiro… grande amiga pras letras e outras coisas da vida.

  13. Mercedes disse:

    E eu perdi o lançamento. Veja só que vida malvada. Tudo acontecendo lá, e eu aqui em São Paulo.
    Mas quem imaginou que seria diferente, não é? Durante anos participamos dos momentos importantes um do outro à distância. É a essência da nossa amizade: virtualmente virtual.
    O importante é que eu estou no Vitrine de Sonhos e de lá ninguém me tira! Pode cair o mundo, pode cair a internet, pode 2012 se cumprir…e os arqueólogos do futuro vão me encontrar nas primeiras páginas da sua obra. Isso é DEMAIS!

    Beijos gigantes.

    P.S. Precisa falar do orgulho que eu sinto disso tudo? Não né? Então ta.

  14. Belão disse:

    Maninha, estavam lá suas palavras e energia! =)

  15. luci disse:

    Que coisa linda!
    Posso afirmar que a cada ralização sua tenho calafrios e o entendimento de dever cumprido!
    Sempre que vc “dá certo”, a alegria que sinto é muito maior do que a que sinto com as minhas realizações. É uma coisa meio louca…sei lá…tipo assim… “olha o meu guri!”
    Ver seus amigos de infância (alguns cresceram muito, outros nem tanto)…seus amigos atuais…seus alunos…a nossa família…a outra família…meu médico de adolescência…sua namorada…o pessoal da editora…alguns amigos meus. Foi como passar um filme onde cada fase estava lá registrada com uma marca…refletida em uma “Vitrine de Sonhos”.
    Fiquei pensando em quanto a Vó Maria e o Vô Belão estariam felizes se pudessem estar lá.
    Parabéns Felipe!
    Agora é esperar a próxima obra!
    Orgulho de mãe!
    Luci

  16. Marcia disse:

    Já li dois capítulos do livro. É uma leitura viciante. Cada capítulo que leio não quero mais parar! Fiquei muito emocionada com o primeiro capítulo. Saudades do nene que se orgulharia muito de você se estivesse por aqui ainda!!

  17. Pingback: Uma carta sobre depois da faculdade | O Fantástico Mundo de Felipe Belão Iubel

  18. Pingback: Uma carta sobre depois da faculdade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s